quinta-feira, maio 19

Concurso INSS - News

Justiça Federal prorroga validade do concurso do INSS de 2008 por mais dois anos


          Terça-feira (17/05), o juiz da Segunda Vara Federal de Sergipe, nos autos da ação civil pública 0005370-43.2010.4.05.8500, JULGOU PROCEDENTE o pedido da DEFENSORIA PÚBLICA FEDERAL, para determinar que o INSS promova a prorrogação do prazo de validade, por mais dois anos, do concurso realizado em 2008, para provimento de cargos de Analista do Seguro Social e de Técnico do Seguro Social, ratificando integralmente a liminar anteriormente concedida.
Contra a referida sentença cabe recurso de apelação dirigido ao TRF5. Mas como a sentença confirmou a antecipação dos efeitos da tutela, se o INSS recorrer, a apelação será recebida só no efeito devolutivo, não suspendendo os efeitos da sentença (CPC, art. 520, VII).
Com a prorrogação, o prazo de validade do concurso de 2008 estende-se até 24/04/2012.

Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado (Lei 8.112/90, art. 12, parágrafo segundo).
Além de não poder realizar novo concurso, há também empecilho normativo que impede a convocação dos candidatos do concurso de 2008. Tratam-se das normas contidas nos Decretos 4.175/02 e 6.944/09 e no art. 12, parágrafo segundo, da Lei 8.112/90. Passo a transcrever algumas dessas normas:
Lei 8.112/90
Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
[...]
Parágrafo segundo.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

Decreto 6.944/09
Art. 11.  Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas.
[...]
Art. 29.  Aos concursos públicos autorizados até a data da publicação deste Decreto aplicam-se as disposições do Decreto 4.175, de 27 de março de 2002, e os procedimentos complementares estabelecidos pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Parágrafo único.  Opcionalmente, o órgão ou entidade poderá aplicar as disposições deste Decreto aos concursos públicos autorizados anteriormente à sua data de publicação. 

Decreto 4.175/02
Art. 1o A seleção de candidatos para o ingresso no serviço público federal ocorrerá de modo a permitir a renovação contínua do quadro de pessoal, observada a disponibilidade orçamentária.
Parágrafo primeiro. A validade dos concursos públicos poderá ser de até um ano, prorrogável por igual período.
[...]
Parágrafo terceiro. Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados até o limite de cinqüenta por cento a mais do quantitativo original de vagas.
Em relação ao concurso de 2008, o MPOG já autorizou e o INSS já convocou o limite de cinqüenta por cento a mais do quantitativo original de vagas.
Percebe-se, portanto, que o INSS está de mãos atadas: (a) não pode realizar um novo concurso, em razão da senteça que prorroga a validade do concurso de 2008 até abril de 2012; e (b) não pode convocar candidatos do concurso de 2008, pois o MPOG já autorizou [e o INSS já convocou] o máximo permitido pelos Decretos 4.175/02 e 6.944/09.
Em minha opinião, a solução seria a Presidenta Dilma editar um Decreto Presidencial, autorizando, em caráter excepcional, a nomeação dos candidatos de 2008. Como a norma que impede a convocação de mais de 50% além do número previsto no edital está prevista em um decreto, um novo decreto pode abrir uma exceção a esta regra.
Outra hipótese seria, no julgamento do recurso de apelação, o TRF reformar a sentença do juiz de Sergipe. Nesse caso, seria possível a realização de um novo concurso antes de abril de 2012. Contudo, é pouco provável que tal recurso seja julgado antes dessa data.
Enquanto isso, novas agências do INSS são inauguradas. Vários servidores do INSS aposentam-se. Outros estão prestes a se aposentar. O INSS possui um déficit de mais de 10 mil servidores. Os mais prejudicados são os beneficiários da previdência social.
Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário