domingo, novembro 13

Olho no Lance!

Cala a boca Galvão, o retorno!

   Bem amigos concurseiros, cuidado com o efeito Galvão Bueno! Mas não estou me referindo, apenas, às pérolas que ele fala, ou ao excesso de "emoção" em suas narrações; nem mesmo a sua tagarelice! Primeiramente, observem o que o narrador diz nas transmissões esportivas, como a que ocorreu ontem (a luta do UFC),  em que o chatonildo constantemente "solta" a seguinte frase:

"Esta luta está sendo assistida por milhões de pessoas". 
Veja a análise da frase....

    E qual o problema em tal frase? O exagero? Pode até ser... Mas a construção da frase é incorreta de acordo com a norma culta padrão. O verbo ASSISTIR, nesse contexto, é Verbo Transitivo Indireto, tem o sentido de ver. Dessa forma, não admite, assim,  a construção na voz passiva (está sendo assistido/a). O verbo assistir deveria ser substituído por seu sinônimo VER, que é Verbo Transitivo Direto, permitindo a voz passiva (está sendo visto/a). 

    Então, caro Galvão, além de torturar nossos ouvidos e nosso sistema nervoso, não maltrate nossa querida gramática, kkkk! Nada contra o Galvão, rs, mas achei a observação e o personagem oportunos para descontrair o estudo da voz passiva.

Wesley França - WFF - Coordenador do site, funcionário público e concurseiro!

*Texto baseado nos ensinamentos do Professor de Língua Portuguesa, o Mestre, Rodrigo Bezerra!

4 comentários:

  1. hehehehe boa cara. deu pra aprender bem direitinho, alem de ser um bom exemplo rs

    ResponderExcluir
  2. Sou menos imparcial do que o colega WFF, pois não simpatizo com o comentarista tagarela especialista em TODOS OS ESPORTES. "Cala a boca, Galvão!"

    Parabéns! Ótimo exemplo!!!

    ResponderExcluir
  3. KKK tbm axo ele inoportuno e muito tagarela, foi um otimo exemplo

    ResponderExcluir