domingo, setembro 30

O fantástico mundo do INSS - Parte 1


Olá caros colegas, criei esse blog há alguns anos e foi justamente no período em que intensifiquei meus estudos para o concurso do INSS. O blog serviu para eu reunir pessoas com o mesmo propósito e debater questões, além de concentrar noticias. Com muita luta e dedicação consegui ser aprovado e hoje trabalho no INSS, um ótimo ambiente de trabalho com pessoas muito competentes; é um aprendizado constante. Conforme prometi, vou falar um pouco do meu trabalho diário, pois sei que muitos colegas ainda buscam trabalhar nessa autarquia. Trabalho como Técnico do Seguro Social em uma bela agência que me dá boas condições de trabalho e fica localizada em uma cidade pequena com a maioria da clientela formada por agricultores, cerca de 90%. Algumas agências estão superlotadas e têm um ambiente de trabalho estressante, principalmente as localizadas em cidades maiores, felizmente a APS em que trabalho é muito boa. Abaixo irei listar os tipos de atendimentos e farei um breve comentário:

1- Agendamentos: são atendimentos relacionados à concessão de benefícios (salário maternidade, aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais - onde cada tipo de atendimento tem um tempo médio que varia de 30 minutos a 60 minutos.) e emissão de CTC (certidão de tempo de contribuição, é solicitada para averbar algum período trabalhado no RGPS para órgão com RPPS). Também temos as solicitações de cópias de processos para recorrer de alguma decisão administrativa.
Com os segurados especiais além de analisar as provas materiais do período de carência também fazemos uma entrevista sobre a atividade agrícola e com perguntas geradas pelo sistema e expandidas pelo TSS.

2 - Atendimentos Simples: são atendimentos sem prévio agendamento, o interessado chega na agência e solicita uma ficha, geralmente o tempo médio desses atendimentos é de 10 a 15 minutos. As principais solicitações são para atualização de dados cadastrais, resultados de benefícios (em média 15 dias depois da habilitação do processo o requerente vai buscar o resultado, isso quando a carta não chega pelos correios - quase sempre), problemas com empréstimos em banco, cadastro de procuração - principalmente em caso de segurado com incapacidade de locomoção.

3 - Perícia Médica: primeiramente o requerente é atendido por nós TSS para entrega de documentação pessoal e comprovação da qualidade de segurado e efetiva carência do benefício requerido, que geralmente é auxílio doença ou benefício assistencial ao portador de necessidade especial, este último ainda é avaliado pela assistente social do INSS. Em seguida, são encaminhados para a perícia médica na própria agência.

Sempre encontramos algo novo no dia a dia do trabalho e se torna um aprendizado constante. A população atendida é bem humilde e um simples atendimento com atenção e respeito é muito elogiado. É certo que tem uns requerentes chatos que acham que sabem ou têm mais direitos que os demais. Para quem gosta de lidar com pessoas, esclarecer direitos, utilizar constantemente a legislação previdenciária e outras correlatas, além de investigar a veracidade de provas e fatos relatados, o trabalho no INSS aborda tudo isso. Algumas coisas precisam melhorar, a imagem do INSS durante muito tempo foi associada a enormes filas e desrespeito, vejo que isso está mudando.

Em breve continuarei a falar da atividade do Técnico do Seguro Social e dos sistemas que utilizamos. Também falarei sobre detalhes de alguns benefícios e algo mais que sugerirem... Bons estudos!

(Wesley França: Técnico do Seguro Social, Pós Graduado em D. Previdenciário, D. Administrativo e D. Constitucional, Professor/Coordenador do EAP Cursos, escritor amador e editor do blog)

5 comentários:

  1. Parabéns Wesley. Tenho certeza de que, tudo que você postar em seu "blog" com relação à rotina das atribuições de um TSS, vai nos ajudar muito a ir desde já aprendendo esses detalhes que você coloca, em relação ao dia a dia no desempenho das funções e que são extremamente importantes pra que não se chegue tão "crú" à APS, quando se entrar em exercício. Notadamente pra nós excedentes e que estamos a um passo da nomeação em dezembro ou em janeiro próximos, conforme tem anunciado o Presidente Mauro. Grato e continue postando mais informações sobre o desempenho das atribuições de um TSS que pra nós já é um bom princípio de treinamento.

    P.S. Esta de explicar quais e como funcionam os programas ou sistemas que se usa na análise e concessão dos benefícios é uma excelente idéia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wesley. Agradeço a sua atenção em fornecer informações sobre os atendimentos e procedimentos executados pelo TSS. Tenho uma pergunta. O concurso já foi a algum tempo, tenho grandes chances de entrar em dezembro ou janeiro, pois sou a proxima da minha APS que ainda não atingiu o minimo de funcionarios (ou o ideal). Você acha importante voltar a estudar a IN 45 antes das nomeações, para estar preparada caso isso aconteça, ou, após as nomeações, com o início do exercicio, existe um período de adaptação (cursos.....) nas agencias.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal, semanalmente estarei postando algo e falarei sim dos programas e sistemas. Ana Paula, também tive essa dúvida, não temos um treinamento efetivo, é só uma ambientação e no cotidiano depende de nossa atenção para ir assimilando "a lógica" dos sistemas e atendimento. Aconselho revisar as características de cada benefício e a carência, além de ficar atento ao período de graça. Se for uma APS do interior, predominam segurados especiais, então é bom ver o artigo 122 e também os que abordam as provas materiais e a entrevista.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wesley,no próximo concurso já vamos poder contar com seu apóio..rs

    ResponderExcluir
  5. Muito Informativo

    ResponderExcluir