sábado, maio 5

MATEMÁTICA SEM TRAUMAS: ESPECIAL EAP SOBRE COMO ESTUDAR MATEMÁTICA PARA PROVAS E CONCURSOS!

Olá colegas concurseiros e EAPianos de plantão!
Nosso papo de hoje é direcionado para estudantes de modo geral, principalmente para concursos!
Vamos tratar sobre as disciplinas que são essenciais na sua aprendizagem e no sucesso em provas e concursos: Português e Matemática!
Elas são os protagonistas, são as principais matérias, pois a  estão presentes nas nossas vidas desde o nascimento!
Perceba que é por causa do Português que nos comunicamos, e é por causa da Matemática que conseguimos resolver problemas lógicos. 

Antes de analisarmos as dificuldades e fornecermos importantes dicas, o EAP CURSOS informa que está de portas abertas para ajudar os estudantes a trilhar pelos caminhos das pedras e superar as dificuldades nos estudos.
São mais de 10 anos de experiência em concursos, dezenas de aprovações e ao longo de mais de 3 anos do curso temos diversos alunos aprovados. E muitos desses estudantes tinham "traumas" em algumas disciplinas. Para sanar esses entraves, a equipe do EAP tem aulas dinâmicas, divididas em níveis básicos e intensos e com dicas de resolução e características das bancas de concursos.

E para vencer as dificuldades e ficar fera em Matemática e Raciocínio Lógico, temos os ensinamentos do professor Rivaldo e na jornada pela Língua Portuguesa em concursos temos o professor Wesley. Além disso, ainda ministramos as disciplinas de Informática, Direito e específicas, no pós edital, a depender do concurso!
Nessa primeira parte iremos abordar sobre o estudo da disciplina de MATEMÁTICA!
Nas provas de concursos, vestibulares e ENEM, o estudo da Matemática é um desafio para muitos candidatos. Aliás, nem precisa estar se preparando para um concurso. Desde muito cedo a Matemática é o “terror” das disciplinas.

Durante nossas aulas e verificando mensagens postadas por estudantes, notamos que essa é a área do conhecimento que mais traz dificuldades aos alunos.
Ao mesmo tempo, trata-se de uma das mais importantes áreas do conhecimento. Dizem que na porta da escola onde o filósofo grego Platão ensinava seus alunos, lia-se o seguinte:
"Que ninguém que ignore a Matemática entre aqui"
Mas por que a Matemática causa tanta estranheza e dificuldade nos estudantes?

Vamos tentar entender essa e outras problemáticas nesse fantástico mundo dos números e do raciocínio...
NÃO TER APRENDIDO ASSUNTOS BÁSICOS NA ESCOLA
Um importante aspecto a se considerar é que algumas pessoas têm uma dificuldade maior em desenvolver e assimilar o raciocínio lógico-matemático. E dentre outros aspectos, temos alguns déficits que alguns estudantes trazem desde o ensino básico Matemática.
Assim, sem construir esses conhecimentos básicos que servem de alicerce para outras aprendizagens, o aluno segue com dificuldade por toda a jornada.
DICA EAP: Dar um ou dois passos para trás e estudar assuntos básicos que ainda não domina tais como: operações básicas, entendimento de frações, expressões numéricas, entre outros.

NÃO SABER INTERPRETAR O ENUNCIADO
Gostaria de enfatizar que grande parte da dificuldade dos estudantes não está, apenas, em saber ou não fazer o cálculo ou montar a equação de determinada questão. O problema geral é INTERPRETAR CORRETAMENTE O QUE O ENUNCIADO PEDE.
Falaremos melhor desse problema de interpretação no texto sobre o estudo da disciplina de Português.
DICA EAP: Não comece a resolver uma questão qualquer sem antes entender o enunciado, saber bem o que se pede. E ao final do cálculo, analise se o valor encontrado já é a resposta da questão.

É ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO!
Matemática para Concurso
O peso da Matemática nos concursos públicos é muito importante. Analise bem os editais dos cargos e concursos que você almeja e identifique a incidência e recorrência dos assuntos de Matemática. Desse modo, poderá atribuir maior ou menor importância e intensidade durante a preparação!
Junto com Língua Portuguesa, faz parte das disciplinas básicas da maioria das provas. 
 Vejamos 6 importantes dicas para se dar bem com o estudo de Matemática:
1) Comece pelo básico
Muitas vezes, a dificuldade em matemática ou outras matérias de exatas está em conteúdos anteriores, necessários para a compreensão do tópico atual e para a resolução de exercícios. 

Assim, voltar atrás, aos tempos de escola, e relembrar as operações básicas, em especial, multiplicação e divisão com vários algarismos, frações, etc, garante mais segurança com os detalhes e desenvoltura na hora dos cálculos. O bacana é que isso vai servir também para outras disciplinas que usem matemática, como matemática financeira e estatística.
E não se preocupe, porque o tempo investido nessa tarefa retorna quando você for estudar os pontos seguintes.

2) Faça centenas de exercícios
Também comece pelo mais simples, para fixar os conceitos e construir uma boa base. Só quando tiver muita segurança e alguma agilidade, inclua questões mais complexas e trabalhosas. Ou seja, suba degrau por degrau, para não tropeçar. 

3) Memorize as fórmulas e entende a lógica
Toda vez que for começar a resolver uma questão, reescreva as fórmulas, mesmo que no início precise consultar. Assim, você memoriza de forma natural e garante a fixação dos detalhes (prova de concurso não dá as fórmulas). Não esqueça de entender o porquê do uso da fórmula e qual a lógica por trás da questão.

4) Esqueça a calculadora
No dia da prova, tudo será resolvido à mão. Portanto, acostume-se a isso durante a preparação. Caso contrário, você pode se atrapalhar com bobagens ou levar um tempo enorme para fazer as contas no dia mais importante.

5)  Pratique a atenção
Quando não encontrar a resposta certa, verifique as contas. Pequenas distrações podem colocar tudo a perder.

6)  Interprete bem o enunciado
Em seguida, releia o enunciado, para checar se interpretou corretamente o que foi pedido. E se foi até o fim da resolução. Não é raro a gente fazer tantos cálculos e raciocínios que esquecemos algum comando da questão e erramos a resposta.

ASSUNTOS MAIS RECORRENTES E ALGUMAS DICAS:
 Conjuntos
O primeiro assunto que vamos entender aqui é a parte de Teoria dos Conjuntos. É um tópico bem comum no conteúdo programático de Matemática para Concurso.
Um conjunto pode ser entendido basicamente como uma coleção de objetos.
Exemplo: o conjunto de países da América do Sul é formado pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela e Guiana Francesa.
Os Conjuntos Númericos
Está incluso em todo conteúdo programático de Matemática para concurso a parte de “Conjuntos Numéricos”. Eles nada mais são do que os grupos de números que permitem realizar as diversas operações matemáticas.
Veja a definição de cada um:
Números Naturais (N) – São os números positivos, inclusive o zero. Eles são utilizados para contar. Veja simbolicamente:
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, …}
Não há números naturais negativos.
Números Inteiros (Z) – São os números naturais e seus opostos – negativos.
Z = {…, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, …}
Não há números inteiros em fração ou decimal.
Números Racionais (Q) – São todos os números na forma decimal exata, periódica ou na forma de fração.
Q = {1,2; 3,654; 0,00005; 105,27272; 1/9; 1,999; 2/32}
Ainda há o conjunto dos números irracionais (decimais não exatas e periódicas) e reais (que engloba todos juntos). Mas são menos cobrados em concursos.

Álgebra

Outro tópico bem presente nos editais de concurso, na área de Matemática, é a Álgebra.
Para entender a Álgebra, precisamos entender o conceito de Aritmética. A Aritmética lida com números e com as operações possíveis entre eles.
Fazer uma cálculo aritmético, por exemplo, é fazer uma conta de somar ou subtrair simples, apenas com números.
Na álgebra, são utilizadas entidades abstratas, geralmente letras, para representar valores desconhecidos.
Veja um exemplo de uma operação Aritmética:
1 + 1 = 2
Veja um exemplo de uma operação Algébrica:
1 + x = 2
Na Aritmética, resolvemos problemas concretos. Na Álgebra, resolvemos problemas mais abstratos.
Você vai entender melhor a seguir.

Equação

Aqui está um conceito fundamental para você aprender Matemática para concurso, conseguindo resolver muitas questões.
Equação nada mais é que uma igualdade envolvendo uma ou mais incógnitas (valor desconhecido).
Veja um exemplo de equação:
x + 6 = 8
O objetivo da equação é fazer você descobrir o seguinte: qual o valor da incógnita “x”?
No nosso exemplo, podemos perguntar: que número (x) somado a seis tem como resultado oito? Esse número é 2!
Fácil, não é mesmo?
Nas questões de concurso o uso de equações pode surgir da seguinte forma:
João e Maria, juntos, tem oito laranjas. Se Maria tem seis laranjas, quantas laranjas tem João?
Basta colocar as informações em uma equação:
Laranjas de João + 6 laranjas de Maria = 8 laranjas
Chamando “Laranjas de João” de “x”, temos a equação do nosso exemplo: x + 6 = 8.
Respondendo à pergunta: João tem 2 laranjas!
Existem muitas técnicas e detalhes para resolver equações maiores e mais complexas. Minha intenção aqui é apenas apresentar o conceito para que você possa se aprofundar com materiais mais completos.

Regra de Três

Regra de Três é uma das principais ferramentas para acertar questões de Matemática no seu concurso.Com esse método de resolução podemos resolver diversos problemas matemáticos. Inicialmente devemos interpretar os dados do enunciado  e esquematizar em forma de regra de três.
Dessa forma, antes de qualquer cálculo, tende compreender a relação das informações e se são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. No final, deve interpretar o valor encontrado para a incógnita e se é o valor buscado pelo enunciado.

Porcentagem

Problemas de porcentagem também são muito comuns nas provas de concurso público. Podemos resolver usando a regra de três, usando frações ou número decimais. Segue as dicas da regra de três.

Estatística

Outra área da Matemática que pode surgir no seu edital é a parte de Estatística.
Estatística nada mais é que a ciência de aprendizagem a partir de dados. Os dados estatísticos são características que possam ser observadas ou medidas de alguma maneira.
Conheça alguns conceitos de estatística:
  • População: conjunto de todos os elementos relativos a um determinado fenômeno que possuem pelo menos uma característica em comum.
  • Amostra: é um subconjunto da população e deverá ser considerada finita.
  • Pesquisa estatística: é qualquer informação retirada de uma população ou amostra.
  • Censo: é a coleta exaustiva de informações das unidades populacionais.
  • Variável: é aquilo que se deseja observar para se tirar algum tipo de conclusão.
Tal qual as demais áreas da Matemática, é fundamental você entender as técnicas em torno da resolução de questões de Estatística.

Raciocínio Lógico e Matemática para concurso

Raciocínio Lógico
Raciocínio Lógico não é o mesmo que Matemática, mas muitos conteúdos programáticos de Matemática para concurso incluem Raciocínio Lógico.
A Lógica utiliza-se de técnicas para determinar a correção ou a incorreção dos raciocínios. Assim, exige menos cálculo que a Matemática, mas a mesma atenção e cuidado.
Uma ferramenta interessante para acertar questões de Raciocínio Lógico é a Tabela de Verdade, que possibilitam uma análise objetiva de qualquer problema de lógica.
Caso seu concurso traga Lógica como tópico do edital, dê uma atenção especial.

E para ajudá-los nessa caminhada em busca da aprovação, o EAP Cursos tem apostilas e aulas presenciais com as principais disciplinas e assuntos:
LOCAL DE MATRÍCULAS E COMPRA DE APOSTILAS: No local e horário das aulas. Falar com um dos Coordenadores (Wesley ou Rivaldo)  
OU 
Na Lan House Ferreira (Zé Cícero), na Rua José do Amaral - Centro - Bom Conselho PE (próximo à pracinha e à Trav. XV de Novembro).
OU
EM CONTATO COM A EQUIPE EAP CURSOS:  
·         Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 81759461
·         Email: equipeeapcursos@gmail.com 
·         Site: www.estudaratepassar.com 
·        Facebook:www.facebook.com/EAPestudaratepassar?fref
VEJA OS HORÁRIOS E LOCAIS DAS AULAS E OS VALORES DE MATRÍCULA E MENSALIDADE:

Não perca mais tempo!! Comece já a estudar e garanta sua estabilidade financeira sendo aprovado em concurso público!

Além das aulas teóricas, o EAP CURSOS comemora o enorme sucesso do LIVRO AULA EAP (apostila) para os principais concursos da região!
Temos alunos aprovados e nomeados na Prefeitura de Garanhuns, Saloá, Lagoa do Ouro, Pesqueira, Correntes, Brejão, Paulista, Banco do Brasil, IFAL, IBGE, PMPE, PMAL, entre outros! 
VOCÊ AINDA VAI FICAR AÍ PARADO E PERDER A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR COM QUALIDADE? 
"EAP CURSOS: Com você até a aprovação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário