sexta-feira, fevereiro 10

Carta aos concurseiros (INSS)


  A saga dos guerreiros

    Olá nobres colegas! Logo de início quero agradecer a todos que participaram deste site que justamente no dia 05/03 (resultado da prova do INSS) fará 1 ano de “vida” e atingiu mais de 50.000 visitas. O motivo da criação do site foi reunir colegas com objetivos similares de estudo e dimimuir a “solidão” de um concurseiro do interior de PE que estuda só. Dessa forma, o blog "Na Saga INSS" foi se tornando o site "Estudar Até Passar"... os objetivos não mudaram, mas os estudos se expandiram.
    É, chegou a hora! Estamos próximos de uma etapa super importante nessa nossa jornada. Em todo esse período de estudo pra concursos, fui aprendendo muito, não só o conteúdo programático dos editais, nem as “pegadinhas” das bancas, mas principalmente que se não tornarmos o concurso parte de nossas vidas e “nos jogarmos” mesmo nos estudos, não atingiremos nada do que esperamos.  Uma coisa ficou clara: AS BANCAS EXAMINADORAS TÊM A FUNÇÃO DE FAZER VOCÊ ERRAR; SÓ OS VENCEDORES PERMANECEM NA LUTA ATÉ PASSAR; E A REGRA DO CONCURSO É A REPROVAÇÃO. Sim, a regra é a reprovação.  Os grandes concurseiros já foram reprovados para depois alcançarem o êxito, e nessas reprovações foram aprendendo a como se tornar uma EXCEÇÃO.

    Para sermos  aprovados, temos que nos tornar EXCEÇÕES...  EXCEÇÕES! Não fazer o que a maioria faz. Seguir as "tentações" acaba nos distanciando do verdadeiro objetivo. A maioria pensa no imediatismo, no lazer, no comodismo.. pensemos o contrário: no projeto de estudo, no estudo árduo, mas prazeroso, e na determinação. Deixar claro qual é o objetivo a seguir, planejar bem e estudar de forma determinada e organizada.  
    Os concurseiros que estudam para o INSS a mais tempo também sabem do que passamos: incertezas, prorroga ou não prorroga o concurso passado, promessa do edital que nunca vem, a briga na justiça... desgaste e mais desgaste. Nesse intervalo de tempo procuramos nos manter motivados, e os grupos de estudo virtuais foram de suma importância. Primeiro conheci os grupos do MSN e pessoas maravilhosas e muito estudiosas, fui percebendo que o MSN tinha uma utilidade para os estudos e passava madrugadas respondendo questões e debatendo. Mesmo algumas pessoas estudando pra concursos diferentes nos ajudavam com a experiência que tinham, compartilhávamos materiais e anseios.

   Tive apreensão em entrar no mundo do Facebook, mas lá consegui encontrar uma ferramenta importante também para debates e informações. Participo de vários grupos, com destaque para o “INSS Direito Previdenciário” e o “Português para concursos” do qual eu fui o criador. O que mais me deixa otimista com esses grupos é o caráter solidário de compartilhar materiais, informação e esclarecer dúvidas. Com certeza teremos grandes profissionais e vencedores.

      Faço minhas as palavras do professor Ítalo Romano: “Temos que ter uma aprovação justa”.  
Então boa prova e espero que esse seja nosso momento, caso contrário, é como a frase deste site: ESTUDAR ATÉ PASSAR!!! Fiquem com Deus. 

(Wesley França - WFF - Coordenador do site, funcionário público e concurseiro!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário