domingo, março 11

Minha Nada Mole Vida de Concurseiro

Faça valer a pena!

Olá caros amigos, apesar do título do texto indicar apenas o sofrimento  nessa luta dos concursos, venho agradecer e mostrar o quanto é gratificante todo esse esforço.
Bem, vou contar minha curta, mas movimentada vida nos concursos públicos. Com 18 anos de idade eu tinha concluído o Ensino Médio e estava no último ano de um curso técnico,  então fui apresentado aos concursos. Sempre fui um aluno dedicado. Assim, mesmo sem ter uma preparação focada em concursos obtive um ótimo resultado. A prova exigia conhecimentos em Português, Matemática e conhecimentos específicos. Nas duas primeiras matérias eu já tinha um bom conhecimento  e estudei mais o específico. Resultado: das 50 questões acertei 46; foi a segunda maior nota da cidade, surpreendente para um garoto inexperiente. Porém o concurso foi anulado, pois alguns candidatos tiveram problemas com o local de prova. Fiquei abatido e triste, não queria fazer mais a prova., até que alguns amigos me incentivaram.  Fui fazer a prova, mas não estudei novamente e acabei acertando 43 questões. Fui aprovado em 23º lugar, o concurso era da Compesa, companhia de água de Pernambuco, um concurso estadual, que fui  nomeado 1 e meio depois. Então não parei mais...

Vou tentar elencar os principais certames do qual participei e o resultado que obtive:

Compesa:  aprovado/nomeado/não assumi   [2006]
Professor municipal:  aprovado (2ºlugar)/nomeado/exerci o cargo durante 2,5 anos [2007]
Professor municipal (outra cidade) : aprovado/ nomeado/não assumi  [2007]
CHESF: aprovado/não-nomeado [2007]
Aeronáutica (3ºsargento): aprovado / não nomeado [2007]
Ministério da Fazenda: aprovado / não nomeado  [2008]

INSS: aprovado (19º lugar de 4 vagas) / não nomeado [2008]
Agente penitenciário – PB:  aprovado/ nomeado/não assumi [2008]
Correios (carteiro): aprovado/nomeado/não assumi  [2008]
Polícia Militar – PE: aprovado/nomeado/não assumi   [2009]
Sec. de Educação – PE: aprovado (1º lugar)/nomeado/exerci o cargo durante 2 anos  [2009]
MPU: aprovado / não nomeado  [2010]
IFPE : aprovado (6º lugar) / nomeado / não assumi [2011]
IFAL: aprovado/não nomeado [2011]
TRE-PE: aprovado (86%acertos)/ não nomeado [2011]
TJ-PE:  aprovado (93º lugar) / nomeado em 2016, não assumi [2012]
INSS: aprovado (2º lugar) / nomeado / em exercício [2012]


Outros processos seletivos:
Agronomia-UFRPE: aprovado (7º lugar) – cursei 1 período
História-UPE: aprovado (1º lugar) - Graduado
Letras-UPE: aprovado (6º lugar) – não conclui
Técnico em Informática-UPE: aprovado (2º lugar) – não conclui

Gostaria de enfatizar a minha história com o concurso do INSS.  Fiz o processo seletivo do INSS em 2008, mas estudei apenas 1 mês e estava no início dessa trajetória. Pequei também na escolha do material, estudei por uma apostila do concurso de 2003, e não sabia para onde concorrer. Na cidade em que moro tiveram 2 vagas, mas eu sabia que existiam concurseiros mais experientes e resolvi não arriscar, então fui para a cidade vizinha que disponibilizava  4 vagas. Resultado: fiquei em 19º e classificado como excedente, fiquei feliz, foi uma vitória para mim. Porém quando analisei as notas dos aprovados de minha cidade, percebi que eu teria ficado em 3º e durante o prazo de validade chamaram 4 aprovados. Foi complicado lidar com isso, ainda mais porque segui o conselho de um amigo e mudei a opção de cidade no último dia, esse amigo foi aprovado em 1º lugar. Passei um tempo triste, mas vi que esse não era meu momento, e prometi pra mim mesmo que um dia seria aprovado no INSS e dentro das vagas.
Segui nessa luta, nessa imprevisão de edital que não saia, de brigas na justiça com os excedentes... put’s, super desgastante.  Fiz alguns concursos durante esse período de 3 anos, mas o INSS era o foco e não saia da minha cabeça. A busca por superar tudo isso foi primordial para o sucesso que viria! Participei de grupos de estudos na internet, principalmente MSN, Orkut e depois Facebook. Aprendi a como estudar, e isso meu caro amigo é de suma importância. Um marco nisso tudo foi o livro do Wiliam Douglas: “Como passar em provas e concursos”. Fiz toda a leitura, apesar de algumas pessoas falarem que era perder tempo, que era melhor só estudar. Mas fiquei encantado, aprendi a me disciplinar e montar quadro de horários. Mesmo meu foco sendo o INSS, enquanto isso procurava outros concursos federais.
A faculdade me atrapalhava durante esse período, mas procurei me adequar e manter o foco. Consegui a graduação em 2010, aí pude me dedicar intensamente. Também abdiquei de cargos que até ganharia mais, porém teria menos tempo para estudar, então pedi licença sem vencimento do cargo de professor e segui apenas com o outro cargo de agente administrativo. Puxa, fui muito criticado por deixar de ganhar mais dinheiro pra estudar, inclusive por minha família, mas comprei a causa e lutei. Criei esse site que fez 1 ano e conheci na internet pessoas batalhadoras que muito me ajudaram, professores que me encantaram e materiais de estudos que me motivaram. E finalmente o edital do INSS saiu, todos apostavam em mim, eu sabia que agora sim estava preparado. E a pressão do otimismo das pessoas foi grande, tentei me manter cauteloso. Não me arrependo de nada, foram 3 anos de luta e felizmente a fila foi diminuindo, eu fui me lapidando e a vitória chegou. Fui aprovado no INSS em 2º lugar em minha APS, foram 3 vagas,  a APS fica em outro estado, mas não muito longe... Tentei fugir da concorrência, mesmo estando preparado. Porém eu teria ficado em 1º lugar na APS da cidade em que moro, tranquilamente, e em todas as APS de PE, exceto no Recife que eu teria sido o 2º colocado. Obtive a 2ª maior nota de Alagoas e de Pernambuco, 57 acertos de 60... 95% da prova! É uma felicidade imensa, vi vários amigos também ser aprovados, que vinham nessa luta comigo. Minha família com muito orgulho, virar exemplo para muitos. Vale muito a pena ter estudado 8/10 horas por dia, dormido umas 4 horas e abdicado de muitas coisas. Vivi como uma exceção, muitos amigos em festas e namoros e eu em aulas e livros. Pois é, vivi como exceção,  por isso estou entre a exceção, a exceção dos que foram aprovados, nessa regra que é a reprovação!  Vou listar os materiais que estudei nesse período:

Livros...
Português:  Nova Gramática de Língua Portuguesa pra Concursos (Rodrigo Bezerra)
Informática:  Informática para Concursos (João Antônio)
Raciocínio Lógico: Raciocínio Lógico Simplificado (Sérgio Carvalho/Weber Campos)
Direito Constitucional: Direito Constitucional Descomplicado (Alexandrino/V. Paulo); Constituição Federal Anotada (Vitor Cruz)
Direito Admistrativo: Direito Admistrativo Descomplicado (Alexandrino/V. Paulo)
Direito Previdenciário: Curso Prático de Direito Previdenciário (Ivan Kertzman); Curso de Direito Previdenciário (Ítalo Romano/Jeane)

Cursos...
Ponto dos Concursos ;  Estratégia Concursos
Vídeo-aulas...
Eu vou passar ; Complexo de Ensino Renato Saraiva; LFG; Espaço Jurídico
Leis...
Site do Planalto (estão atualizadas)
Sites...

Bom, a caminhada apenas está começando, tenho muito a aprender, agora é o projeto Receita Federal do Brasil, seguimos juntos... uma vez concurseiro, sempre concurseiro! Bons estudos e deixo algumas de minhas frases preferidas:

“Não se estuda para passar e sim ATÉ passar” (William Douglas)

“As raízes dos estudos são amargas, mas seus frutos são doces” (Aristóteles)

“A dor da persistência é temporária. A da desistência, permanente!”

“Demora-se mais a aprender a estudar do que a passar em concurso” (Vicente Paulo)

“Nunca vi alguém que nunca passou em concurso público, mas sim muito que desistiram”
 (Site Estudar Até Passar J)

Defina o objetivo  >  Organize-se >  Dedique-se > Persista > Acredite > Aprimore-se > conquiste!

(Wesley França - WFF - Técnico do Seguro Social - Coordenador do site, funcionário público e concurseiro!)

4 comentários:

  1. Sempre passo por aqui para ver a proxima postagem, mesmo que eu nao esteja fazendo qualquer concurso. Eu fiquei super feliz com sua classificacao no INSS pois acompanho seu blog desde o inicio.
    Espero que tenhas muito sucesso. Beijos e sejas feliz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Fui aprovada em primeiro lugar para o INSS para a APS que escolhi e também aguardo a nomeação. Muito feliz por ver gente dedicada assim. Grande abraço, colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi seu método de estudo?Rsrsr preciso muito ser aprovado.

      Excluir
  3. Parabéns!adorei ler o seu blog,estou estudando para concursos,mas dei uma desanimada,mas vou seguir tentando ATÉ PASSAR

    ResponderExcluir