quarta-feira, abril 15

EAP CURSOS RESPONDE: Devo parar os estudos para o INSS por um tempo e fazer outros concursos?

ESTOU ESTUDANDO PARA O CONCURSO DO INSS OU CONCURSO DE TRIBUNAIS, PARO E COMEÇO A ESTUDAR PARA O DPU?

Bom, algo muito importante nos estudos para concursos é manter o foco e praticar a resolução de provas. Para atender a esses dois requisitos, você deve ter um cronograma de estudos flexível.

Veja que exceto o Direito Previdenciário, todas as demais disciplinas têm correlação com o edital do DPU. Mas não perca o ritmo de estudo e compreensão de Direito Previdenciário, o que você pode fazer é reduzir um pouco as horas destinadas a tal disciplina e reorganizar o cronograma para inserir alguma disciplina específica do DPU, além de estender um pouco seu tempo de estudos diário. Por exemplo:
Se na segunda estudo 1hr de Português e 1hr de Direito Previdenciário, continuarei a estudar 1hr de Português e passarei a estudar 1hr de AFO. Ainda acrescentarei meia hora para Previdenciário.

Mas por que não focar totalmente no DPU e após a prova voltar a estudar para o INSS?
Se seu foco é o concurso do INSS e você “para” por um tempo de estudar a principal disciplina – D. Previdenciário – terá uma grande perda, quando voltar a estudá-la o ritmo será bem menor e seus concorrentes estarão bem à frente. O importante é continuar estudando, mesmo com um tempo um pouco reduzido.

Passei por uma situação similar:
Desde o ano de 2009 eu esperava o edital do concurso do INSS e só foi lançado no final de 2011 e a prova seria em 02/2012. Porém, quase na mesma época, saíram os editais de TRE-PE e TJ-PE, e da mesma banca examinadora, a FCC!
O TRE realizaria a prova em 12/2011 e o TJ em 01/2012, antes da prova do INSS. Fiquei com grande dúvida, pois estava há mais de 1 ano estudando para o INSS e era meu foco. Fiz exatamente o que sugeri para vocês: Continuei com meu cronograma do INSS, e acrescentei um horário para D. Eleitoral que era o específico do TRE, pois as básicas eram iguais às do INSS. Não parei o Direito Previdenciário.
O resultado foi que acertei 90% da prova do TRE, fiquei entre os excedentes do TJ e nomeado um ano depois. O importante é que não prejudiquei meu resultado no INSS, fui aprovado entre as vagas.
Vejam que ao invés dos outros dois concursos atrapalharem meu rendimento no INSS, eles ajudaram e ainda garantiram aprovações. Isso ocorreu porque estudei de modo estratégico e com foco.

Wesley França: Técnico do Seguro Social, Pós graduado em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, professor e coordenador do EAP Cursos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário