quarta-feira, agosto 24

O Segredo das Bancas


Diferenças entre as cinco  principais organizadoras do país:




OrganizadoraTipo de provaGrau de dificuldadeOrientação de estudosOrientação para resolução da prova
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)Questões do tipo certo ou errado. Cada opção poderá estar certa ou errada, independente uma do outra. Cada item que o candidato errar anula um que acertou. Porém, as questões que não forem respondidas não serão computadas. Os itens não vêm separados por matéria. Assim, para um mesmo texto dado pode-se fazer perguntas de português, matemática, atualidades ou informática, por exemplo.  Predominam questões com grau de dificuldade média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis.Como é um tipo de prova incomum, é  importante que o candidato resolva questões de concursos anteriores realizados pelo Cespe. Suas questões costumam abordar apenas alguns tópicos do conteúdo programático, assim, inicie seus estudos pelos tópicos principais.Como a prova não é organizada por disciplina, o candidato deve resolver inicialmente as questões mais fáceis na ordem que aparecer. Como as questões erradas prejudicam a pontuação do candidato, deve-se evitar os chutes ao máximo.
Escola de Administração Fazendária (Esaf)Geralmente, questões do tipo múltipla escolha.Predominam questões com grau de dificuldade média e difícil.Como realiza muitos concursos, as questões de matérias básicas são muito parecidas umas com as outras. Assim, convém estudar questões de provas anteriores de matérias básicas como português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e matemática. Quando estudar matérias específicas, dê preferência aos assuntos mais importantes.A prova é elaborada de maneira que, mesmo os candidatos bem preparados dificilmente conseguem resolver todas as questões, pois falta tempo. Assim, o candidato deve inicialmente resolver as questões mais fáceis de todas as matérias, e não de uma única matéria. Deve estar consciente que encontrará questões difíceis e trabalhosas que deverão ser resolvidas no final, se houver tempo.
Fundação Carlos Chagas (FCC)Geralmente, questões de múltipla escolha.Predominam questões com grau de dificuldade média e difícil.Em suas provas, a FCC procura perguntar sobre todo o conteúdo programático do concurso. Assim, é interessante estudar todo o programa do concurso e não somente os tópicos principais. Também é importante resolver as questões dos concursos anteriores.Como em suas provas as questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolva as questões mais difíceis e trabalhosas.
Fundação CesgranrioGeralmente, questões do tipo múltipla escolha.Predominam questões com grau de dificuldade média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis.Como realiza muitos concursos, as questões de matérias básicas são parecidas com as de outros concursos. Quando estudar matérias específicas, dê preferência aos assuntos mais importantes.Como em suas provas as questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas.
Fundação VunespGeralmente, questões do tipo múltipla escolha.Predominam questões com grau de dificuldade média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis.Em suas provas, a Vunesp procura perguntar sobre todo o conteúdo programático do concurso. Assim, é interessante estudar todo o programa do concurso e não somente os tópicos principais. Também é importante resolver as questões dos concursos anteriores.Como em suas provas as questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas.
Fonte: Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos

Fonte: site GI

Um comentário: