quarta-feira, agosto 24

Se liga aí...


      Olá caros leitores, sempre quis escrever algo sobre essa palavrinha que já me deu muita dor de cabeça... vamos a essa pegadinha "manjada" das bancas examinadoras!

O Fantasma do PRESCINDÍVEL


* Essa palavra, assim como outras que induzem a uma interpretação equivocada, acabam nos causando indignação, perdemos muitas vezes "pontos" preciosos.

* Vamos aos sinônimos da palavra:


Que problemas essas palavras "maléficas" podem nos causar?
 
                  * PRESCINDIR lembra e induz a acharmos que significa PRECISAR (NECESSITAR), porém seu sentido é o contrário: NÃO PRECISA, DISPENSÁVEL.
                 
               
O que devemos fazer para acertarmos a uma questão em que consta tais palavras?

1) Saber do assunto abordado (óbvio) que geralmente se refere a algum ramo do Direito

2) Saber o significado da palavra (nem sempre é possível) e ter cuidado com as semelhanças que foneticamente as palavras têm, mas semanticamente os significados são bem diferentes (vide: Prescindir-Precisar)

3) Saber raciocínio lógico, isso mesmo! Prescinde = não precisa, logo: não prescinde = não (não precisa) = PRECISA... Assim, NÃO PRESCINDE = IMPRESCINDE =  PRECISA !!!   Vamos observar melhor na questão abaixo:


Exemplo: 
Já caiu em prova (normalmente cai)...




      As confederações sindicais de âmbito nacional não prescindem de demonstrar a pertinência temática entre seu objeto social e os dispositivos legais que pretendem impugnar.


Certo ou Errado?

Vamos à resolução e às dicas:


Passo 1: Leia a questão... sabe do assunto? Uffa... rs... vamos para o 2

Passo 2: Destaque a palavra desconhecida (maléfica), a palavra chave... "PRESCINDEM"

Passo 3: Vamos trocar a palavra precinde por um de seus significados... "NÃO PRECISAM"

Assim teremos:

As confederações sindicais de âmbito nacional não prescindem (NÃO PRECISAM) de demonstrar a pertinência temática entre seu objeto social e os dispositivos legais que pretendem impugnar. 

 Então teremos: NÃO (NÃO PRECISAM), as duas negações se anulam, logo... NÃO (NÃO PRECISAM) = PRECISAM

As confederações sindicais de âmbito nacional PRECISAM (ou imprescindem) de demonstrar a pertinência temática entre seu objeto social e os dispositivos legais que pretendem impugnar.  

JÁ QUE SABEMOS O ASSUNTO ( SERÁ? rs) A QUESTÃO FICA MAIS CLARA. A RESPOSTA É CORRETA!  


 O problema do PRESCINDEM parece estar resolvido. Caso não saiba o assunto da questão, corra urgentemente e vá estudar, rs... 



Wesley França - WFF - Coordenador do site, funcionário público e concurseiro!

15 comentários:

  1. Essa palavrinha a um bom tempo atrás, quis me pegar.......mas toda vez que eu a via, repetia milhoes de vezes. Prescinde= não precisa. Muito boa matéria Wesley!!!! Parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu ídolo...rsrsrsrsrsrs. Faço questão de divulgar seu site e suas matérias sensacionais. Este texto já está em MEUS FAVORITOS. Abraço brother...

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante a explicação. Ficou bem claro pra todos nós o uso correto do verbo prescindir.

    ResponderExcluir
  4. Vamos dar mais um exemplo: a palavra ideia, segundo a Reforma Ortográfica vigente,prescinde( = não precisa, dispensa) de acento gráfico.

    ResponderExcluir
  5. Vamos dar mais um exemplo: a palavra ideia, segundo a Reforma Ortográfica vigente,prescinde( = não precisa, dispensa) de acento gráfico.

    ResponderExcluir