quinta-feira, junho 19

Dica EAP 2 - Fontes de estudo

Olá, vamos à luta...

Já vimos a análise do último edital para o concurso de Técnico do INSS, agora vamos às principais fontes de estudo dos assuntos cobrados na prova e conhecimentos subsidiários.

Para as disciplinas da parte geral como Português, Informática, Raciocínio Lógico, não há uma fonte específica, mas sim materiais especializados em concursos, como cursos em PDF, que abordam os assuntos de forma direcionada. Além disso, ainda temos livros com o foco na preparação em cursos, porém aconselhamos no início o estudo através de cursos em PDF ou apostilas especializadas. Estas em último caso, já que não são tão didáticas, direcionadas e com alta qualidade como os cursos. Tais cursos podem ser encontradas na internet para download ou comprados em sites especializados. Além deles temos vídeos aulas que podem ser assistidas e até baixadas de diversos centros de ensino.

Com o estudo das demais disciplinas: Ética, Regime Jurídico Único, Direito Constitucional e Direito Administrativo existe além das fontes acima citadas, leis específicas, jurisprudência (julgados dos Tribunais) e a Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Já para a principal disciplina, o Direito Previdenciário, temos diversas fontes de estudo como as citadas acima, só que de forma mais abrangente, como veremos abaixo.

É importante destacar que cada um deve identificar o nível de conhecimento e estudo que tem em cada disciplina para assim utilizar o material mais adequado. Uns estão no contato inicial com concurso público, para esses é importante estudar pelos cursos em PDFs ou apostilas, além de vídeo aulas. Depois que tiver uma boa noção da disciplina, pode utilizar um livro para estudo paralelo. Estudar a legislação "seca", ou seja, ler os artigos direto da lei, é importante principalmente para algumas bancas de prova, como a FCC, na maioria das provas que elabora. Mas essa leitura direta da lei considero que deve servir de suporte durante a leitura dos outros materiais ou servir de estudo específico em uma fase posterior de um bom domínio do assunto (isso serve para matérias como Ética, Regime Jurídico Único, D. Administrativo, D. Constitucional e D. Previdenciário).
 
Abaixo indicarei algumas fontes para estudo:

CURSOS EM PDF:

Estratégia Concursos
Ponto dos Concursos

CURSOS EM VÍDEOS AULAS:

Complexo de Ensino Renato Saraiva
LFG
Eu Vou Passar

LIVROS:

Português
ROSENTHAL, Marcelo. Gramática para Concursos. Editora Elsevier
*BEZERRA, Rodrigo. Nova Gramática da língua Portuguesa para Concursos. Editora Elsevier

Direito Constitucional
*PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. Editora Método
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. Editora Saraiva
*CRUZ, Vitor. Constituição Federal Anotada para Concursos. Editora Ferreira

 Direito Administrativo
KNOPLOCK, Gustavo Mello. Manual de Direito Administrativo. Editora Elsevier
*PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo Descomplicado. Editora Método

Raciocínio Lógico/Matemática
*CARVALHO, Sérgio e CAMPOS, Weber. Raciocínio Lógico Simplificado Vol I. Editora Elsevier
CARVALHO, Sérgio e CAMPOS, Weber. Raciocínio Lógico Simplificado Vol II. Editora Elsevier
VILLAR, Bruno. Raciocínio Lógico: Teoria e treinamento prático. Editora Método
VILLAR, Bruno. Matemática Básica: Teoria e treinamento prático. Editora Método

Informática
*ANTONIO, João. Informática para Concursos. Editora Campus Elsevier

Direito Previdenciário
GOES, Hugo. Manual de Direito Previdenciário. Editora Ferreira
*KERTZMAN, Ivan. Curso de Direito Previdenciário. Editora Juspodivm
*EDUARDO, Ítalo Romano e EDUARDO, Jeane Tavares Aragão. Curso de Direito Previdenciário. Editora Elsevier

 NOTA: Em asterisco estão os livros que utilizei no meus estudos. Aconselho de início só utilizar livro para Direito Previdenciário, e dependendo do nível do candidato, para Português.

LEIS:

Direito Constitucional:

* Resumo da Constituição Federal:

Direito Previdenciário:

*Custeio da Previdência - Lei 8212/91

*Benefícios da Previdência - Lei 8213/91

* Regulamento da Previdência - Decreto 3048/99

* Instrução Normativa do INSS - IN45

REGIME JURÍDICO ÚNICO

* Estatuto do Servidores Públicos Federais - Lei 8112/90

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

*Código de Ética do Servidor Público Federal - Decreto 1171/94

DIREITO ADMINISTRATIVO

Para essa disciplina temos um amontoado de leis, por isso o mais importante é ler os cursos teóricos e posteriormente consultar as leis citadas no edital.

De início é importante baixar o resumo atualizado da Constituição Federal, pois ela abrange os diversos Direitos de forma resumida. Todas essas leis estão atualizadas.

Em Direito Previdenciário a lei mais importante para o INSS é a lei 8213/91, e o Decreto 3048/99. Este abrange as leis 8213 e 8212 de forma detalhada. Já a IN45 tem muitos detalhes e só é mais utilizada no dia a dia do trabalho no INSS. Depois que o estudo estiver mais avançado, é aconselhável estudar pelo Decreto 3048/99.

Todo esse material pode ser encontrado em sites, youtube, google e grupos do facebook.

RESUMINDO: (sabendo que é uma sugestão, cada um veja o que se adequa melhor ao aprendizado)

Estudar por cursos PDFs ou apostilas -> resolução de questões -> assistir a vídeo-aulas -> consultar as leis quando necessário -> utilizar livro especializado -> aprofundar o estudo direto nas leis -> fazer simulados.


Wesley França: Técnico do Seguro Social, Pós graduando em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor amador e editor do blog)

4 comentários:

  1. Qual livro de Previdenciário você acha melhor, o do Italo Romano ou do Ivan?

    ResponderExcluir
  2. Olha, prefiro o do Ivan. Utilizei-o no meu contato inicial com o Direito Previdenciário e ajudou a me encantar e entender a matéria. Só li o livro do Ítalo posteriormente, utilizava mais as vídeo-aulas dele!

    ResponderExcluir
  3. Olá Me chamo Carlos André e estou iniciando meus estudos para o inss. Como vc é tecnico e conquistou uma vaga no inss, gostaria de uma orientacao de como começar esse estudo e como vc estudou para garantir a sua vaga. Obrigado pela atenção, seria uma honra começar os meus estudos com palavras de um tecnico previdenciario.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos, ao longo das dicas eu abordarei esse caminho. Foco e determinação, abraço!

    ResponderExcluir