quarta-feira, julho 3

ESPECIAL EAP 4: ANÁLISE DA BANCA COPEVE - CARACTERÍSTICAS, DISCIPLINAS, ASSUNTOS E DICAS! VENHA FAZER PARTE DA NOVA TURMA DO EAP CURSOS.

Olá galera concurseira e EAPianos de plantão!

Para vos ajudar nessa jornada rumo à aprovação, o EAP Cursos está com novas turmas nesse segundo semestre com foco no concurso da Prefeitura de Palmeira do Índios AL e demais prefeituras da região.  Seguem as informações abaixo com local, horários e valores:
 
E para segue um aperitivo do que virá nas aulas do nosso curso: Preparamos um amplo estudo sobre o perfil da banca examinadora COPEVE - que realizará o concurso de Palmeira e é responsável pelos principais certames de Alagoas como nos editais abertos da UFAL e do IFAL.
 
Enfatizaremos o estilo da organizadora, isto é, a maneira como aborda e cobra o conteúdo, bem como seus critérios de correção, "pegadinhas ou "casca de bananas" que podem decidir sua vaga. Além disso, temos os assuntos mais recorrentes, tudo isso para fornecer ferramentas para um estudo mais direcionado e efetivo. A mesma análise também realizamos com as principais bancas da região!
 
ESPECIAL BANCA COPEVE
A COPEVE é uma banca organizadora do estado de Alagoas. Ela é especializada na aplicação de provas de concursos públicos e demais processos seletivos no estado de Alagoas. O conteúdo mais exigido é na disciplina de Português.
A missão da COPEVE/UFAL é disponibilizar para a Sociedade Alagoana o melhor serviço de Processos Seletivos do Estado, associado à indiscutível credibilidade e qualidade técnica que a UFAL oferece.  
Alguns concursos que a COPEVE realizou/realizará: - Prefeitura Municipal de Maceió AL  - Prefeitura Municipal de Igaci AL - Câmara Municipal de Arapiraca AL
- Instituto federal de Alagoas -  IFAL
- Universidade Federal de Alagoas - UFAL 
- Prefeitura de Paripueira AL - último edital de Prefeitura publicado.
 - Prefeitura de Palmeira dos Índios AL - em breve!

As disciplinas geralmente cobradas são Português, RL/Matemática e conhecimento específico do cargo. Em alguns concursos pode cobrar Informática e Direito, a depender do cargo.
 
Tomando como base o último edital de Prefeitura publicado pela Banca, destacamos as seguintes características:
 -> TOTAL DE QUESTÕES: 40
-> DISTRIBUIÇÃO: 15 de Português - 8 de Raciocínio Lógico - 2 Conhecimentos Locais (história/geografia/cultura/economia do Município) -  15 Conhecimentos Específicos do cargo.
-> PESO:  As questões de Português valeram peso 2 (15 x 2= 30 pontos totais) e as de Conhecimentos Específicos valeram peso 4 (15 x 4= 60 pontos totais). As demais disciplinas - RL e Conhecimento gerais - valeram peso 1, totalizando 8 = 2 = 10. Juntando todos os pontos temos 100.
 -> PONTO DE CORTE: Nos cargos de Níveis Médio e Fundamental, o candidato precisa acertar 30% dos pontos totais, ou seja, 30 dos 100 pontos para não ser eliminado. Já para os cargos de Nível Superior, a pontuação mínima foi 40.
-> INTERVALO DE TEMPO ENTRE O EDITAL E A PROVA: Cerca de 60 dias.  
-> CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E MÉDIO TÉCNICO
PORTUGUÊS:1. Análise e interpretação de textos verbais e não verbais: compreensão geral do texto; elementos que compõem uma narrativa; tipos de discurso; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão e coerência textuais; intertextualidade; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos. 2. Tipologia e gênero textuais. 3. Funções da linguagem. 4. Semântica: sinonímia e antonímia; homonímia e paronímia; conotação e denotação; ambiguidade; polissemia. 5. Emprego dos pronomes demonstrativos. 6. Colocação pronominal. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Vozes verbais. 9. Emprego do acento indicativo da crase. 10. Concordâncias verbal e nominal. 11. Regências verbal e nominal. 12. Pontuação. 13. Ortografia oficial. 
 
RACIOCÍNIO LÓGICO:1. Lógica proposicional: proposições simbólicas (fórmulas); tabela verdade de uma fórmula. 2. Lógica dos predicados: proposições quantificadas. 3. Argumentos válidos e sofismas. 4. Conjuntos: operações, diagramas de Venn. 5. Os números inteiros: operações com números inteiros; comparação de números inteiros; múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; fatoração; números primos; máximo divisor comum; mínimo múltiplo comum. 6. Os números reais: números racionais e irracionais; frações; comparação de frações; operações com frações; números decimais; comparações de números decimais; operações com números decimais; relação entre frações e números decimais; dízimas periódicas; razões e proporções; porcentagem. 7. Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; áreas e volumes; raciocínio geométrico. 8. Sequências: progressões aritméticas e geométricas;raciocínio lógico sequencial. 9. Princípios de contagens. 10. Probabilidade. 11. Noções básicas de Estatística: análise e interpretação de dados apresentados em gráficos e tabelas; média, moda e mediana de uma série de dados. 12. Raciocínio quantitativo. 13. Compreensão de textos matemáticos.
 
CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos históricos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do município de Paripueira/AL - Do Município que está realizando o certame.
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Varia de acordo com o cargo!
Quanto ao nível de dificuldade, temos uma banca bem organizada que trabalha com diversos textos, verbais e não verbais. Com destaque para tirinhas e charges.
A Banca geralmente tem boa organização nos certames que realiza e o nível geral das questões é de médio para difícil com questões de múltipla escolha com cinco alternativas. Os certames comumente realizados pela banca são concursos de Prefeituras, Universidade e Institutos locais.
 
ANÁLISE DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A disciplina de Língua Portuguesa tem grande importância nos concursos realizados pela COPEVE. Abarca de 10 a 20 questões da prova e os assuntos mais recorrentes são:   
*Semântica
*Funções da linguagem
*Interpretação textual
*Período
*Pontuação
*Funções do QUE *Funções do SE
Seguindo com nossa análise, ressaltamos que todo concurseiro deve saber o que a instituição organizadora da sua prova vem trabalhando nos últimos concursos e isso é fundamental, tendo em vista que cada uma tem identidade própria e costuma trabalhar certos tópicos com frequência.
O português da Copeve é bem amplo. Nas últimas provas desta disciplina caíram assuntos que exigem muito o conhecimento sintático do candidato. Enquanto assuntos como Acentuação Gráfica, Estrutura e formação das palavras e flexões da maioria das classes gramaticais vêm sendo deixado de lado; Funções do “que” e do “se”, Colocação Pronominal, Termos (essenciais, integrantes e acessórios), Orações (coordenadas e subordinadas) e as queridinhas “Figuras de Linguagem” são temas corriqueiros e bem utilizados.
Entre o “que” e o “se”, a segunda opção é a preferência da organizadora. O macete é: SE + VTD, VTDI = Partícula Apassivadora; SE + VTI, VI ou VL = Índice de Indeterminação do Sujeito, salvo nos casos em que este seja parte integrante, pronome reflexivo ou  partícula de realce. Quando ele introduzir uma oração subordinada substantiva, será conjunção integrante. Eis um exemplo deste tópico numa prova.

ANO: 2014          BANCA: COPEVE          PROVA: UFAL          CARGO: ADMINISTRADOR
Um dia você se olhará no espelho e terá uma revelação estarrecedora. Sua mulher está dormindo com outro homem! Depois descobrirá que o que se vê no espelho não é outro, é você mesmo.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Gazeta de Alagoas, 30 mar. 2014.
As duas inserções da palavra “se” no fragmento classificam-se, respectivamente, como:
A) pronome reflexivo – índice de indeterminação do sujeito.
B) pronome reflexivo – partícula apassivadora.
C) partícula apassivadora – conjunção integrante.
D) partícula expletiva – pronome apassivador.
E) índice de indeterminação do sujeito – pronome apassivador
 A alternativa correta é a B, pois no primeiro caso há um ato reflexivo quando se olha no espelho; já no segundo caso, o verbo VER é VTD e, por não termos outras características presentes, trata-se de Partícula Apassivadora.
Esta banca é um tanto “religiosa”, pois gosta muito de ORAÇÕES. Temos os períodos compostos por coordenação e subordinação. As coordenadas dividem-se em assindéticas e sindéticas; as subordinadas em adjetivas, substantivas e adverbiais. São assuntos complexos, mas trabalhados de forma fácil, a exemplo da questão abaixo.

ANO: 2015   BANCA: COPEVE  PROVA: PREFEITURA INHAPI  CARGO: PROCURADOR MUNICIPAL
Entre as duas orações do período “Como o tempo todo e não engordo.”, encontra-se a conjunção “e”, que, no contexto, assume o valor de:
A) condição.     B) finalidade.      C) adversidade.        
D) comparação.        E) consequência
A alternativa correta é a C, tendo em vista que as duas orações presentes têm opiniões contrárias, ou seja, não seguem a tendência. Na lógica, quem come o tempo todo, engorda, como a lógica não foi seguida, houve uma ADVERSIDADE.
Continuando nosso estudo intensivo, coloquemos os pronomes oblíquos perto dos verbos. A próclise (antes do verbo), a mesóclise (dentro do verbo) e a ênclise (após o verbo) são as três posições evidentes. O ponto principal é a presença ou não de palavras chamativas (advérbios, conjunções, palavras de sentido negativo, ...) que obrigam os pronomes a ficarem antes dos verbos. Vamos ver como cai em prova.

ANO: 2015   BANCA: COPEVE  PROVA: PREFEITURA INHAPI  CARGO: PROCURADOR MUNICIPAL
[...] A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos moribundos.
– Anda, excomungado.
O pirralho não ____________, e Fabiano desejou _____________. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca _________________como um fato necessário – e a obstinação da criança __________________. Certamente esse obstáculo miúdo não era o culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava  chegar, não sabia onde. [...]
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Editora Record, 1982.
Assinale a alternativa que preenche os espaços de forma correta.
A) se mexeu, matá-lo, aparecia-lhe, irritava-o.
B) se mexeu, matá-lo, aparecia-lhe, lhe irritava.
C) se mexeu, lhe matar, lhe aparecia, lhe irritava.
D) mexeu-se, matar ele, lhe aparecia, lhe irritava.
E) mexeu-se, matá-lo, lhe aparecia, irritava-o.

Neste caso, temos palavras atrativas apenas na primeira opção (NÃO, palavra de sentido negativo), mas também temos uma consequente análise da substituição de objetos por pronomes. O O, A (s) substituem, exclusivamente, objetos diretos, já o LHE(s) substitui, exclusivamente, os objetos indiretos, por isso a alternativa correta é a A, devido a presença de dois VTDs  e um VTI e seus respectivos objetos colocados de forma correta.
No tocante aos termos, principalmente os integrantes, há uma sequencia de questões que pedem a localização dos complementos verbais (objetos).  Segue abaixo o modelo padrão de questão COPEVE que trata deste tema.

ANO: 2012   BANCA: COPEVE  PROVA: PREFEITURA MACEIÓ  CARGO: ODONTÓLOGO
Na expressão “A bolsa, Maria a trazia escondida com medo do pior acontecer”, o termo grifado deve ser corretamente classificado como:
A) objeto direto.                  B) objeto direto pleonástico.            C) complemento nominal.
                       D) agente da passiva.              E) objeto indireto pleonástico.
Como citado, o O e o A (seguido ou não de S), substituem, exclusivamente, os Objetos Diretos. Seria fácil se não tivesse a expressão “A bolsa” na parte inicial, pois, como o verbo TRAZER tem, nesta ocasião, dois objetos (A e A BOLSA), há uma repetição de complementos, configurando assim um OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO, indicado na letra B.
Por fim e não menos importante, as “queridas” Figuras de linguagem, sempre presentes, preocupam ainda mais os concurseiros de plantão. Numa prova desta banca  é sempre esperada uma questão acerca do tema. Estas, em sua maioria trabalhadas através de textos ou, às vezes, em linguagens não-verbal, seguem uma estrutura similar a questão abaixo.

ANO: 2016   BANCA: COPEVE  PROVA: PREFEITURA DELMIRO GOUVEIA  CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
No excerto “...o adolescente será aquele que arde, que queima, que se consome no seu próprio fogo”, ocorrem as figuras de linguagem:
A) metáfora e anáfora.             B) metáfora e anacoluto.              C) comparação e anáfora.
                      D) polissíndeto e metáfora.           E) comparação e polissíndeto.

Como neste caso tivemos a repetição de um elemento (QUE) no início das orações, fica claro a presença da anáfora, uma das figuras de som existentes na nossa gramática. Quanto à afirmação de que o adolescente é aquele, é percebida a característica da nossa principal figura de linguagem: a METÁFORA. A banca COPEVE já foi escolhida para organização do concurso da Prefeitura de Palmeira dos Indios AL desde o ano passado. Mas aguardamos a formalização do contrato e publicação do edital que deve ocorrer neste segundo semestre.
  
Dessa forma, para ter uma preparação com qualidade e acompanhamento de quem entende de aprovação, venha para o EAP Cursos. Nossas aulas são focadas nas principais bancas da região, com resolução de questões nas aulas e suporte online. Muitos alunos nossos acertam acima de 80% da prova de Português, alguns já acertaram tudo!!!
 
E para te ajudar na preparação de todos os concursos de 2019, temos o Livro Aula EAP que atingiu a marca de mais de 500 unidades vendidas, sendo um material único em toda a região. Devido a grande procura, agora enviamos o Livro para todo o Brasil com o frete no valor fixo de R$15,00 para qualquer lugar... um preço inigualável!
Sigam-nos no Instagram que todo dia temos publicações com notícias e dicas de estudos @eapcursos.
Além dos valores acessíveis, contamos com uma equipe de professores super aprovados, servidores públicos federais e com mais de 12 anos de experiência em concursos. Ainda proporcionamos pagamento em até 12x no cartão!
As turmas abrangem a preparação para os concursos das Prefeituras de Bom Conselho, Jupi, Águas Belas, Lajedo, Palmeira dos Índios, Área policial, INSS e demais concursos da região!
Venha fazer parte desse time campeão com aulas nas terças e quintas e também aos sábados a partir das 18h.
LOCAL DE MATRÍCULAS E COMPRA DE APOSTILAS: 
No local e horário das aulas. Falar com um dos Coordenadores (Wesley ou Rivaldo)  
OU
Na Lan House Ferreira (Zé Cícero), na Rua José do Amaral - Centro - Bom Conselho PE (próximo à pracinha e à Trav. XV de Novembro).
OU 
EM CONTATO COM A EQUIPE EAP CURSOS:  
  • Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 81759461
  • Email: equipeeapcursos@gmail.com
  • Site: www.estudaratepassar.com 
  • Instagram: @eapcursos 
    *Youtube: EAP Vídeos 
  VOCÊ AINDA VAI FICAR AÍ PARADO E PERDER A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR COM QUALIDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário