quinta-feira, março 28

Aquiles-Concurseiro


O calcanhar de Aquiles-concurseiro

Quem nunca fez uma prova e ao rever as questões horas depois, ou até mesmo ao sair do local de exame, falou: “Não acredito, eu sabia essa questão!” ?

Dificilmente conseguimos acertar todas as questões que almejamos e nos culpamos por não ter estudado mais. Porém, só erramos o que não deixamos de estudar? Para refletir sobre isso, comecemos indicando quais são os tipos de “erros” que mais cometemos:


a a)   Não ter estudado o assunto abordado na questão
b b)   Ter estudado o assunto, mas não o ter compreendido bem
c c)   Má interpretação do enunciado
d d)   Desconhecimento do significado de uma ou mais palavras contidas na questão
e e)   Desatenção com um termo geral ou muito restritivo
f f)    Contaminação dos “frutos” – quase toda a questão é correta, mas uma informação final ou inicial é incorreta
g g)   Afirmação literal de algum dispositivo legal – cópia exata da legislação e desconsideração das demais ressalvas
h h)   Esquecer das exceções quando uma regra é afirmada de modo restritivo
...

Analisando esse breve rol de pedras em nosso caminho, fica claro que são diversos motivos além do estudo insuficiente do programa.
Então, vamos buscar no Direito Penal dois conceitos que nos ajudarão a entender essa problemática:

O erro é um acontecimento humano de estado positivo, ou seja, o erro é a falsa representação da realidade, é a crença de ser A, sendo B, é o equivocado conhecimento de um elemento.

A ignorância, por sua vez, é um acontecimento humano de estado negativo. A ignorância difere do erro por ser a falta (e não a falsa) de representação da realidade, o total desconhecimento, isto é, a ausência do saber de determinado objeto.  (CURSO ON-LINE - DIREITO PENAL PARA AFRFB - PROFESSOR PEDRO IVO)

Assim, o “erro” e a “ignorância” são causadores dos nossos problemas em provas:

O erro é a falsa representação – exemplos c / e / f / g – relaciona-se à interpretação equivocada, desatenção.

A ignorância é a falta de representação – exemplos b / d / h – relaciona-se ao desconhecimento do assunto abordado ou de alguma informação essencial.

Visto isso, temos que a reflexão sobre os nossos “erros”(equívocos) em provas é de suma importância, pois ora estão relacionados com o pouco estudo ou estudo insuficiente/restrito (ignorância), ora relacionados com equívocos na interpretação ou desconhecimento da forma de abordagem (erro).



(Wesley França: Técnico do Seguro Social, Pós graduando em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor amador e editor do blog)


Nenhum comentário:

Postar um comentário