segunda-feira, novembro 1

EAP CURSOS - SÉRIE: TÉCNICAS DE ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS - PARTE 2

Olá galera concurseira e EAPianos de plantão!

Nessa saga rumo à aprovação, preparamos a segunda parte da nossa série sobre técnicas de estudos. É de suma importância que você compreenda o objetivo e a plicação de cada uma para em seguida testar a que é mais eficaz a teu perfil! Confira quais são as melhores técnicas de estudos para concursos: 

Ainda não viu a primeira parte? Clica no link abaixo e confere:

http://www.eapcursos.com/2021/09/eap-cursos-serie-tecnicas-de-estudos.html

Criação de resumos

Sabemos que tem pessoas que nem gostam de ouvir falar sobre resumos. No entanto, ela é uma das técnicas mais eficazes de aprendizado já criadas, pois o resumo faz com que você vá selecionando as partes mais importantes do conteúdo. Além disso, vai te permitir uma revisão rápida e eficiente.

E lembre-se: o resumo tem uma grande vantagem em relação às apostilas e textos que você lê para estudar já que ele foi escrito com suas próprias palavras. Quem é melhor do que você mesmo para te explicar algo? Acredite, fazer resumos colabora muito na fixação de novos conteúdos!

Mapas mentais

Podemos descrever os mapas mentais como os resumos da mente. Por meio deles você consegue criar atalhos para relacionar conteúdos e assim gerar fluência em seus estudos. Para se criar um mapa mental é preciso ter uma ideia central ou palavra-chave primeiro.

Exemplo de ideia ou palavra-chave: se você estiver estudando Língua Portuguesa, pode colocar como ideia principal a palavra "artigo". Em seguida pode fazer ramificações para artigos definidos e indefinidos, depois outros galhos para separar entre masculino e feminino e, por fim, identificar se a palavra está no plural ou no singular.

O objetivo é sair de uma ideia generalista para uma mais específica e que ao mesmo tempo é relacionada a todas as outras anteriores, passando por etapas e conceitos.

Apesar do nome, é interessante que você faça primeiro o mapa mental de forma física, seja ela em papel ou no computador. Literalmente escreva ou desenhe a ideia central que você deseja e depois as suas ramificações. Somente após visualizar é que você conseguirá criar uma réplica do mapa em sua cabeça.

Faça perguntas e domine o conteúdo

Primeiro, precisamos ressaltar que aprender e decorar são coisas totalmente diferentes. Quando se aprende algo, você nunca esquece e pode usar o conhecimento obtido até para outras áreas da vida. Já quando você decora, é possível esquecer e por vezes, por mais que você decore a informação, em alguns casos você não irá saber como utilizá-la.

Sendo assim, é muito importante que você aprenda e não decore o conteúdo. Quando alguém domina alguma área de conhecimento, ela se torna fácil e bastante lógica. E para aprender algo, é imprescindível que você faça perguntas sobre aquilo que está tentando entender.

Aqui, nós apresentamos as seis principais perguntas que você deve fazer sobre cada conteúdo novo:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Como?
  • Por quê?

Quer ver só como essas seis questões podem estar presentes sem você perceber? Vamos pegar o exemplo de uma lei e fazer as perguntas.

  • O que é a lei?
  • Quando a lei foi criada?
  • Quem criou a lei e quem pode ser afetado por ela?
  • Onde a lei é válida?
  • Como a lei pode influenciar alguém?
  • Por que a lei foi criada (qual o objetivo dela)?

Se você conseguir responder essas seis perguntas sobre o seu conteúdo, quer dizer que você passou a dominá-lo e a entendê-lo profundamente.

Essa técnica é tão importante que não é só utilizada para se estudar para concursos. Em algumas profissões, como a de Jornalista por exemplo, as perguntas são importantíssimas para se produzir uma notícia ou reportagem.

Para quem quiser se tornar nosso aluno, temos últimas e exclusivas vagas, não perca a oportunidade.

Você também tem a opção de adquirir nossa apostila, tanto no formato e-book (digital) como impressa, através de nossa central de encomendas. É um material completo, atualizado e contemplando os principais cargos!

CURSO PREPARATÓRIO - MODALIDADES PRESENCIAL E ON-LINE:

-> Informações:
Concurso Prefeitura de Bom Conselho PE: Comissão formada e confirmação da banca organizadora UPENET/IAUPE. Aguardamos apenas a divulgação do edital até dezembro.

Concurso Prefeitura de Terezinha PE: A banca Advise está praticamente certa, foi a única examinadora aprovada na Licitação. Falta a assinatura do contrato.

Concurso Prefeitura de Jupi PE: A banca FUNVAPI é a organizadora, edital publicado, inscrições até o final de novembro e provas em dezembro.

Sigam-nos no Instagram que todo dia temos publicações com notícias e dicas de estudos @eapcursos.

CONTATO COM A EQUIPE EAP CURSOS:  

VOCÊ AINDA VAI FICAR AÍ PARADO E PERDER A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR COM QUALIDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário