quinta-feira, abril 11

O Fantástico Mundo do INSS - Parte 4 (Edição especial)

No princípio...


     No princípio surgiu o Técnico do Seguro Social... um ser que adora direito previdenciário, presume-se, e está ansioso para aprender todas as atividades inerentes ao cargo!

O primeiro dia geralmente é acompanhando atendimentos dos colegas mais antigos, o passo a passo da utilização dos diversos programas, várias espécies de benefícios e procedimentos variados... você imagina que só após uns 2 anos é que vai decorar esse novo vocabulário, rs.

Uma boa recepção na APS, e a tranquilidade e atenção do novo servidor são importantes nesses primeiros dias. Vamos às dicas:


1) Anotar todos os procedimentos, desde a sequência de organização da documentação dos processos à utilização dos programas.

2) Perguntar sempre que tiver dúvida e torcer para que seu facilitador seja paciente, rs; mas não tenha receio em perguntar e ansiedade em aprender tudo de uma vez.

3) Tente perceber como é a prática de sua APS na forma de lidar com os segurados e tente agir de forma melhor onde detecte algo errado e conserve as boas práticas observadas.

Na maioria das APSs ainda há os serviços de Avaliação Social (para os benefícios Assistenciais ao Portador de Deficiência), realizado por Assistente Social do INSS e Avaliação Médico-Pericial (para benefícios por incapacidade - Auxílio Doença e Assistencial ao Portador de Deficiência), realizado por Médico-Perito.


Espécies de Benefícios (os mais usuais):

Pensão por Morte - 21
Auxílio Doença Previdenciário - 31

Auxílio Doença Acidentário -91
Aposentadoria por Idade - 41
Aposentadoria por Tempo de Contribuição - 42
Salário Maternidade  - 80
Assistencial ao Portador de Deficiência - 87
Assistencial ao Idoso - 88


O estudo da IN45 ajuda bastante, principalmente os artigos que fazem referência a maior demanda da APS; algumas têm mais benefícios urbanos, outras rurais, etc;

Que essa nova jornada propicie bons frutos na vida de cada um e no bom exercício do serviço público.

Saiba mais: Fantástico Mundo do INSS - Parte 1


(Wesley França: Técnico do Seguro Social, Pós graduando em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor amador e editor do blog)

7 comentários: